quarta-feira, 8 de agosto de 2007

UMA AMIZADE ESCOLAR

Tudo começou na escola. Era o primeiro dia de aula, e os alunos já se conheciam, por serem de uma cidadezinha de interior. Naquela cidade, mais precisamente naquela escola, iniciou-se uma bonita amizade entre professor e alunos.
Já no primeiro momento da aula, a professora percebeu que não seria mais a mesma. Num canto da sala, percebeu alguém que lhe chamava a atenção. Era o último aluno da fila. De início, a professora pensou ser um garoto triste, sozinho. E ficou a pensar sobre o menino, olhando-o fixamente. Ela sentia algo diferente e especial.
-Professora, podemos começar a aula.
Era a voz de uma garotinha que sentava na frente. A professora respirou, esqueceu um pouco o momento sentimental que vivenciara e colocou o profissionalismo em primeiro lugar.
No segundo dia, a professora percebeu que os sentimentos pelo garoto continuavam. Sentia vontade de aproximar-se, até de protegê-lo. E com o passar dos dias, pôde, então, conhecê-lo melhor.
Ela, uma professora de matemática, apaixonada pelos números. Ele, um garoto apaixonado pelos versos e poemas.
O garoto demonstrava sempre tranqüilidade e possuía firmeza e expressividade em suas colocações. O garoto não era triste, era cheio de amor e conhecimentos.
Tornando-se conhecedora de suas paixões pelos versos e de seu distanciamento com a matemática, a professora pediu-lhe que trouxesse um de seus textos para recitá-lo na aula de matemática.
Os alunos estranharam e passaram a pensar sobre uma possível paixão que a professora, talvez, sentisse pelo colega deles.
No dia de sua apresentação, o menino deixou o último lugar da sala e colocou-se na frente do quadro-branco, e recitou o seu belíssimo poema.
Apesar de pequeno, o texto trazia uma mensagem demais significativa. Falava do amor. Não do amor que as pessoas atualmente costumam vivenciar. Mas um amor fraternal, que ocasiona a compreensão, a amizade, o companheirismo.
A professora se emocionou. Ela, sempre tão admirada por todos pela beleza que tinha... por sua postura... suas colocações... sua inteligência. Hoje, admirava aquele garoto, por sua sensibilidade e sabedoria.
O menino terminou a sua leitura e, ainda, passou a comentar o seu poema.
-Muitas pessoas vivem aprisionadas pelos próprios sentimentos, muitas vezes sem sentido... sem direcionamento... por não os entenderem, ou mesmo, não os valorizarem. Acham que dar um bom dia a um idoso, a uma criança, mostrar-se simpático,são atitudes não pertencentes ao amor. Amar é muito mais profundo do que se unir em um relacionamento. É vivenciar a proximidade com o outro, como a um irmão...
O garoto continuou a falar. Suas palavras tocaram fortemente à professora e aos demais alunos. Começava ali, uma linda amizade escolar entre todos os presentes.
As aulas de matemática passaram a ser mais discutidas, as construções aritméticas ganharam mais sentido pois se voltaram para as sociedades. Os números passaram a ser vistos como multiplicadores de aspectos bons e divisores de coisas ruins.
Começavam ali, novas formas de se estudar a matemática.
Aluna: Cristina Araújo 2 Ano F / 'Tarde'

2 comentários:

Anônimo disse...

Cristina, seu texto é muito rico em ensinamentos, especialmente quando o garoto diz "Amar é muito mais do que se unir em um relacionamento". É verdade! A vivência do amor reside nas pequenas oportunidades de cada dia, é um investimento constante, em todos os momentos. Parabéns!

Anônimo disse...

Espero que esse aluno saiba dar valor a admiracao da tal professora... É tao bom poder dizer que amamos alguem...
Este texto ensina muitas coisas que no dia a dia nao sao nem de longe valorizadas principalmente pelos alunos e professores.
Ótimo texto.
Parabéns. Por que nao escreve um texto como esse só que ao contrario? como se o aluno sentisse algo pela professora? Isso acontece muito, e na maioria dos casos, ambos nao sabem como lidar com a situaçao... o que acha?
Boa sorte! continue assim!