terça-feira, 21 de agosto de 2007

ELA VIVE, ELA SENTE, ELA REVIDA.

Brasil, 22 de janeiro de 2035.
Saio frustrada. Não, já cheguei assim. Será que não vou mais conseguir emprego? Atravesso a avenida correndo; os motoristas xingam-se e buzinam incessantemente. Nesta hora, o trânsito está, realmente, estressante.
O mar de concreto irradia o calor e nos sufoca. As pessoas se olham como cúmplices e proprietários da mesma culpa, e ao enxugarem o suor do rosto com o já molhado lenço, parecem se perguntar:
-Como deixamos isso acontecer?
Ao passar pelo termômetro, que parece querer nos enganar, escutamos uma voz eletrônica: TENHAM UM BOM DIA!’, logo após, a apresentação da altíssima temperatura. Recordo-me de minha vozinha e de sua frase muitas vezes repetidas:
-Esse mundo vai terminar em fogo.
Valei-me Deus! Pobrezinha, nós ríamos e ela nos chamava de incrédulos. Hoje, toda a humanidade padece o que nossos avôs nos alertavam há várias décadas.
Foi há três décadas que essas idéias explodiram, eu era uma menina e ainda não entendia nada. Mas muitos entenderam e não fizeram nada.
-Me dá um copo com água, por favor.
-Vai trabalhar, pivete. Sai daqui! Ninguém dá mais água. Se quiser, compre!
Os gritos do dono do bar lembram-me da minha sede. Paro, então, naquele comércio e compro uma garrafinha. Como vem aumentando o preço da água, meu Deus! Apesar disso não justificar deixar uma criança sem água. Divido minha água com o garoto.
Na realidade, não é exploração ao consumidor, a água do planeta está ameaçadíssima e isto atinge, até mesmo, as pessoas que nunca jogaram sequer um papelzinho no chão.
Tenho ainda três empresas para visitar. Não devia ir, posso fazer isso maquinalmente. Que entusiasmo posso ter em me fazer presente se geralmente são secretárias-robôs quem nos atendem, recebem-nos e agendam as entrevistas.
Os robôs já estão dominando o mundo.Os jovens, para ingressarem no mercado de trabalho, precisam de ensino superior, pós-graduações, mestrados, doutorados, serem bilíngües, experiência profissional, etc... etc...
Os robôs já sabem de tudo! As criaturas tomando ares de criadores. Que ironia!
Chego à outra empresa. Ufa! Que delícia este ambiente climatizado. Que surpresa! A secretária (ainda) é de carne e osso. São nessas horas que sentimos a energia de um sorriso.
-Está bela a orla, depois da reestruturação, você não acha?
Que bom ainda existirem pessoas assim. Apesar do meu aparente mau-humor, ela se mostra agradável. Eu respondo:
-É, ficou bonita. Mas a outra que foi tomada pelo nível do mar era bem mais. Havia mais aconchego humano em sua estrutura. Você viu fotos daquela época?
-Quem não as viu? Ela respondeu sorrindo. -Se você for selecionada, entraremos em contato.
A moça me disse isto, colocando o meu cartão de identidade num espaço que captava ondas magnéticas, onde arquivou todo o meu histórico de vida profissional e estudantil.
Em menos de três segundos, toda a inscrição estava realizada.
-Obrigada, tchaw!
Saio. O assunto da orla me faz, agora, recordar de minha infância, quando podíamos tomar banho de mar, refrescar-nos, sem tantos materiais químicos dentro das águas. Bons tempos aqueles, apesar de não haver tanta evolução, éramos mais humanos e mais felizes. Pode ter sido tropical... mas hoje é infernal! Meu inconsciente me manda este pensamento.
Estou cansada e volto para casa. O dinheiro compra tudo, mas jamais comprará a confiança perdida do planeta. Ele se revoltou e nos castiga.
Hoje, é claro, há fundamentação científica na célebre frase de minha avó: Esse mundo vai terminar em fogo. Realmente é fogo, é calor, é o fim.
Parece-me que a terra como um legítimo ser vivo, começou a fabricação dos anticorpos para a aniquilação dos seres que tanto a maltrataram: nós, os seres vivos que um dia chamaram de racionais.
Autora: Kalliny Berklim

5 comentários:

Anônimo disse...

o seu texto está ótimo!
está bem real e no mundo em que vivemos rodiado de maquinas, onde nossa mão de obra esta totalmente desvalorizada, inclusive a questão de precisar de ensino superior, isso mostra que temos q estudar muito, afinal ufc ñ é facil!

parabéns

Anônimo disse...

carah...q texto é esse?
ta muuuuito massa...
to sem palavras, espera,
deixa eu respirar...


ta perfeito...
nos faz parar e pensar
na realidade futura q teremos de
enfrentar...
ta perfeito...


show!


estou procurando palavras pra expressar o q senti ao ler o texto...


infelismente ainda nao inventaram palavras de elogio a altura de seu texto,se existe ainda nao esta em meu vocabulário...por falta delas
eu vou usar o bom e velho:


PARABÉNS!!!!!

Anônimo disse...

Bastante significativo para a nossa realidade... é um alerta que a humanidade deveria escutar e redimensionar seus atos... COM URGÊNCIA!!!!
EXCELENTE o texto! Parabéns!

Anônimo disse...

Foi muito bom escrever esse texto,é um desabafo.Espero que consiga alertar as pessoas para a importância de tentar salvar nosso planeta.
Os.:dedico esse texto ao meu professor NONATO COSTA que nos ensina as maravilhas de escrever e conhecer os mistérios do português.

KALLINY BERKLIM

Anônimo disse...

Parabénnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnns!Você,você é uma grande espiradora davida do nosso cotidiano,poís expresastes muito bem o que acontece.Onde as maquinas estão substituindo o ser humano.o individualismo impera....,tudo isso nos interpela a fazer uma nova reflexão sobre a sociedade em que estamos vivendo.VALEU!